Ouvindo...

Terremoto que causou alerta de tsunami no Chile pode atingir a costa brasileira?

Ainda não há um alerta generalizado para o oceano Atlântico Sul, porém, autoridades seguem em estado de atenção para possíveis problemas

A costa de Magallanes, no Chile, foi ordenada a evacuar devido a um terremoto de magnitude 7,5 graus que atingiu o mar nesta sexta-feira (2), provocando alerta de tsunami. Mas, afinal, esse terremoto impactará a costa brasileira?

Segundo o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, ondas perigosas de tsunami são possíveis em áreas costeiras em um raio de até 300 km do epicentro do terremoto. Por isso, conforme explicou a MetSul Meteorologia, o perigo está muito distante da costa brasileira.

Ainda de acordo com a Metsul, não há um alerta generalizado para o oceano Atlântico Sul, porém, autoridades seguem em estado de atenção para possíveis problemas.

Leia também

Esse é um dos terremotos mais fortes registrados na região, que é uma área geologicamente ativa entre o extremo-sul da América do Sul e a Antártida. Nesse local, conforme explicou a MetSul, há ação das placas tectônicas Scotia e Sul-Americana.

O terremoto de magnitude 7,5 foi registrado às 8h58 do horário local, no mar, a 10km de profundidade. Ele também foi sentido em Ushuaia, na Argentina, que teve vários tremores subsequentes, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O povoado da região de Puerto Williams ouviu sirenes de alerta para evacuação do local.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.