Ouvindo...

Terremoto de magnitude 5.5 atinge Argentina nesta quinta-feira (1°)

Tremor teve como epicentro a província de La Rioja, no Noroeste do país, e aconteceu a apenas 7 km da superfície; não houve feridos

Terremoto causou “nuvem de poeira” em cidade argentina

Um forte terremoto atingiu a província de La Rioja, no Noroeste da Argentina, na tarde desta quinta-feira (1°). Segundo informações da imprensa local, o tremor atingiu uma magnitude de 5.5 na escala Richter e foi sentindo até em prédios altos de Córdoba, segunda cidade mais populosa do país.

O terremoto aconteceu às 13h04 do horário local, mesmo horário de Brasília, e ocorreu a uma profundidade de 7 km da superfície, segundo o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica (Inpres). O epicentro do tremor aconteceu a 37 km da cidade de Famatina.

O incidente não deixou mortos, nem feridos, mas houve danos materiais. De acordo com a imprensa local, há relatos de casas com rachaduras nas paredes e alvenaria caindo, além de uma igreja que teria sofrido um grande desabamento, onde parte do teto caiu.

Leia também

“Houve um terremoto bastante significativo . Os bombeiros estão atualmente inspecionando a área e relatando alguns danos”, disse Mirta Sarmiento, chefe dos bombeiros da cidade de Famatina, La Rioja.

O tremor aconteceu após uma sequência de terremotos mais fracos e profundos na mesma área. Às 12:47, a província de La Rioja foi atingida por um terremoto de magnitude de 2,7, que aconteceu a 117 km da superfície. Às 12h54, houve um segundo tremor de magnitude 3.2, a uma profundidade de 129 km.

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.