Ouvindo...

Começa o 2º dia do velório do Papa Francisco no Vaticano atraindo milhares de fiéis

O Vaticano informou que cerca de 20 mil pessoas passaram pela Basílica no primeiro dia de velório

Traslado do corpo do papa Francisco da Casa de Santa Marta até a Basílica de São Pedro; enterro será no sábado (26)

O segundo dia do velório do Papa Francisco no Vaticano continua atraindo milhares de fiéis de todo o mundo. A Basílica de São Pedro abriu suas portas há cerca de 5 horas (horário de Roma), e uma fila quilométrica já se forma do lado de fora, com uma multidão ansiosa para prestar suas últimas homenagens ao pontífice.

Assim como no primeiro dia, a expectativa é de que o horário de visitação possa ser estendido além do previsto. Na terça-feira (22), o velório, que deveria ter sido encerrado à meia-noite, foi prolongado até 1h50 da manhã devido ao grande número de pessoas presentes.

Leia também: Quem foi o papa antes de Francisco? Relembre a trajetória de Bento XVI
Por que o papa Francisco não vai ser sepultado no Vaticano? Entenda

Apesar da grande movimentação, o clima no Vaticano permanece tranquilo. Os fiéis têm a oportunidade de se aproximar do caixão, separados por um gradil a cerca de dois metros de distância, permitindo um momento de despedida sereno e respeitoso.

O Vaticano informou que cerca de 20 mil pessoas passaram pela Basílica no primeiro dia de velório, com tempos de espera chegando a quatro horas em alguns momentos.

Leia também

Comitiva brasileira se prepara para o funeral

Enquanto isso, a comitiva brasileira se prepara para participar do funeral no sábado. O Presidente Lula, acompanhado da primeira-dama Janja, embarcará nesta quinta-feira (24) de Brasília para Roma, juntamente com o Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, o Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso.

*Eustáquio Ramos - repórter especial enviado para Roma

Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia
Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.