O papa emérito
O alemão
Quem foi Bento XVI
Joseph Ratzinger nasceu na Alemanha no dia 16 de abril de 1927, na cidade de Marktl, mas passou boa parte da infância e adolescência em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria.
Ele cresceu em meio à
A trajetória na igreja precisou de uma pausa depois que ele entrou obrigatoriamente para a força auxiliar do Exército em 1941, mesma época em que integrou o seminário preparatório, aos 14 anos. No final da
Entre idas e vindas das convocações para o serviço militar, abandonou esse meio no ano de 1945 após ser capturado por soldados norte-americanos e ficar preso por meses. Depois disso, Bento XVI decidiu voltar para o seminário.
Depois que se dedicou ao ofício de padre, Ratzinger aprofundou-se nos estudos em teologia e na carreira acadêmica. Por isso, ficou conhecido por suas diversas publicações, que trazem reflexões profundas no universo teológico. As obras “Dogma e Revelação” e “Introdução ao Cristianismo”, por exemplo, são referências universitárias para quem deseja compreender melhor a teologia.
Quando Bento XVI assumiu e quem ele sucedeu
O papa Bento XVI, aos 78 anos,
Antes disso, Ratzinger chegou a participar das
Quando Bento XVI renunciou?
O anúncio da renúncia de Bento XVI veio no dia 11 de fevereiro de 2013 durante o Consistório convocado no Vaticano. Porém, somente no dia 28 de fevereiro do mesmo ano ele realmente
O pontificado de Bento XVI aconteceu em um momento difícil para a reputação da igreja. Acusado de omissão, o papa emérito teve que demitir diversos bispos e promoveu uma “limpeza” depois de um dos escândalos de corrupção mais emblemáticos, conhecido como Vatileaks.
O mordomo Paolo Gabriele, que trabalhava com o papa desde 2006, e Claudio Sciarpelletti, técnico em informática que trabalhava para a Secretaria de Estado do governo central da Santa Sé, no Vaticano, vazaram documentos que eram secretos. O material incluía cartas do próprio Bento XVI sobre temas sensíveis, como escândalos sexuais e intrigas internas.
O caso envolvia o sacerdote Marcial Maciel, um padre mexicano que faleceu em 2008. O padre abusou sexualmente de diversos seminaristas e teve filhos com inúmeras mulheres. No final do pontificado de Bento XVI, os escândalos aumentaram. Em 2012, foi a vez de documentos confidenciais da Igreja serem vazados para a mídia italiana, evidenciando a falta de transparência e acobertando casos de lavagem de dinheiro. Com os escândalos, o papa acabou renunciando.
Quando Bento XVI morreu?
Na tarde em que Bento XVI morreu, o
O funeral aconteceu em 5 de janeiro, na Praça São Pedro lotada com 50 mil pessoas. Cerca de 130 cardeais, 400 bispos e quase 3.700 sacerdotes concelebraram com Francisco, segundo o Vaticano. A cobertura do funeral contou também com a presença de 1.600 jornalistas credenciados, enquanto 200 emissoras estiveram conectadas.
O corpo de Bento XVI foi então sepultado nas Grutas do Vaticano, no mesmo local onde havia sido sepultado João Paulo II, que em 2011 foi transferido para a Basílica de São Pedro.
Quando o Papa Francisco se tornou Papa?
No dia 13 de março de 2013,
A fumaça branca que anuncia a decisão de quem ser o próximo papa apareceu acima da Capela Sistina logo após as 19h, no horário local. Ele assumiu o nome de Francisco e apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para cumprimentar a multidão.
Somente no dia 19 de março de 2013 o papa Francisco foi empossado diante de uma multidão de milhares de pessoas na Praça de São Pedro.
Quais eram os poderes do Papa Emérito
Bento XVI se tornou o primeiro papa a renunciar ao cargo desde Gregório XII, em 1415. Os dicionários definem “emérito” como “aquele que se aposentou e desfruta dos rendimentos e honras do emprego”.
No caso de Ratzinger, ele passou a ser chamado de “Papa emérito Bento”, continuou a usar vestes brancas de papa e seguiu morando no Vaticano. Entretanto, as funções de legislar e decidir o rumo da Igreja Católica ficaram de lado.
*Sob supervisão de Lucas Borges