Morreu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, o papa Francisco. O que muita gente não sabe é que o nome de batismo do pontifício é Jorge Mário Bergoglio. Como ocorreu essa mudança?
Jorge Mário assumiu a liderança da Igreja Católica no mundo em 13 de março de 2013. Francisco nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1936. Foi o primeiro pontífice não europeu em 1.200 anos, escolhido para comandar a igreja com a renúncia do Papa Bento 16.
Aos 76 anos, o cardeal jesuíta argentino, eleito Papa, escolheu o nome Francisco, remetendo a um trabalho de humildade e proximidade aos mais necessitados. O curioso é que o pontífice escolheu o nome sob a influência de um brasileiro: o cardeal Cláudio Hummes.
“A escolha do nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis, já indicava o seu desejo de exercer o ministério com humildade, simplicidade e amor pelos pobres e por toda a criação, desejando uma igreja pobre para os pobres”, disse Dom Edmar José da Silva, bispo auxiliar de BH.
Leia também:
A morte foi anunciada na manhã de hoje pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, disse um comunicado do camerlengo.
Estado de saúde
Francisco estava internado desde o dia 14 de fevereiro, em decorrência de uma bronquite. Antes de ser hospitalizado, o Papa tinha apresentado dificuldades de respirar e tinha delegado a leitura de alguns discursos aos assistentes.
No dia 17 de fevereiro o Vaticano informou que o Papa foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. A condição é causada por dois ou mais microorganismos simultaneamente e é comum em pacientes com doenças pulmonares.
Ele teve alta do Hospital Gemelli de Roma no dia 23 de março.