Ouvindo...

Kevin Farrell: conheça o camerlengo, cardeal que comanda a Igreja após a morte do Papa Francisco

Cardeal americano-irlandês assumiu função em 2019 a convite do Papa Francisco e tem missão de preparar funeral e sucessão

Com morte do Papa Francisco nesta segunda (21), um poder transitório se instala no Vaticano. E a figura do camerlengo se torna fundamental.

Ele é uma espécie de “Papa interino”, que tem poderes reduzidos e cuida principalmente de questões administrativas da Santa Sé. É dele a responsabilidade de liderar as reuniões e tratativas para os funerais do Papa, convocar o colégio de Cardeais, marcar a data do Conclave e presidir a votação que vai escolher o novo Papa.

Desde 2019, esse cargo é de Kevin Farrell.

Leia também

Quem é Kevin Farrell?

Kevin Joseph Farrell nasceu em Dublin, na Irlanda, em 2 de setembro de 1947 e tem 77 anos. Foi nomeado para o cargo de camerlengo em 2019 pelo Papa Francisco. É também prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida - uma organização do Vaticano que é equivalente a um Ministério - e presidente da Comissão Para Assuntos Confidenciais e Presidente do Comitê para Investimentos do Vaticano.

Ele estudou na Universidade de Salamanca, na Espanha, e na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Por fim, se formou em Filosofia e Teologia pela Universidade de São Tomás, em Roma. É sacerdote desde 1978 e serviu a maior parte de sua vida no México e nos Estados Unidos. De acordo com o portal do Vaticano, ele se tornou Cardeal em novembro de 2016, nomeado por Francisco no mesmo ano em que se mudou para o Vaticano para se tornar Prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Leia mais