Ouvindo...

Tufão Kajiki deixa ao menos três mortos, 13 feridos e milhões sem luz no Vietnã

Os ventos chegaram a 130 km/h e mais de 1,5 milhão de pessoas ficaram sem água e energia elétrica

Passagem do tufão Kajiki deixa ao menos 3 mortos e 13 feridos no Vietnã

Ao menos três pessoas morreram e 13 ficaram feridas após a passagem do tufão Kajiki pelo Vietnã, de acordo com as autoridades, nesta terça-feira (26). O fenômeno atingiu o Centro do país na segunda-feira com ventos de até 130 km/h, deixando mais de 1,6 milhão de pessoas sem energia elétrica.

As operações de resgate foram dificultadas pela queda de árvores e postes de energia. Soldados e equipes de emergência trabalharam para limpar ruas e estradas bloqueadas, principalmente na cidade de Vinh.

As autoridades emitiram alerta para possíveis inundações repentinas e deslizamentos de terra em oito províncias. Na capital Hanói, as chuvas causaram alagamentos e transtornos no trânsito.

O tufão perdeu força e se transformou em depressão tropical ao seguir para o norte do Laos, onde também provocou fortes chuvas e bloqueios em rodovias.

Nos primeiros sete meses de 2025, mais de 100 pessoas morreram ou desapareceram em desastres naturais no Vietnã, segundo o Ministério da Agricultura.

*Com informações da AFP
*Sob supervisão de Lucas Borges

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas