Durante os 12 anos de papado, o
Conheça a história de cada um deles:
Isabel Cristina
Beatificada em dezembro de 2022,
O assassino da jovem, Maurilio Almeida de Oliveira, foi condenado a 19 anos de prisão, mas fugiu após cumprir 13 anos da pena. Ele morreu em 2004.
Padre Victor
Nascido em Campanha, no Sul de Minas, em 1827, Francisco de Paula Victor foi filho de uma escravizada. Ele superou o preconceito racial e social para se tornar padre, e após sua morte em 1905, sua fama de santidade aumentou. Um milagre reconhecido pelo Vaticano levou à sua beatificação em 14 de novembro de 2015, tornando-se o primeiro beato negro do Brasil nascido livre.
Nhá Chica
Nhá Chica, cujo apelido carinhoso era Francisca de Paula de Jesus, nasceu em 1808 em São João del Rei, na região do Campo das Vertentes. Ela era filha de uma mulher escravizada e ficou órfã ainda na infância, mudando-se para Baependi, no sul de Minas Gerais, onde passou a ser conhecida como “a santa do povo”.
A beata era analfabeta e não possuía posição oficial na Igreja, mas, mesmo assim, construiu uma capela com doações e dedicou-se a ajudar os mais pobres, ganhando fama de santidade. O Vaticano reconheceu um milagre atribuído a ela, a cura de um grave problema cardíaco, o que levou à sua beatificação em 4 de maio de 2013, durante o pontificado de Francisco, após a aprovação de Bento XVI.