Ouvindo...

Trump critica presidente do BC norte-americano após recusa em reduzir juros

Nesta quarta-feira (16), o presidente do Fed afirmou que o ‘tarifaço’ pode colocar o banco na posição de escolha entre combater a inflação ou o desemprego

Jerome Powell, presidente do FED, banco central dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teceu duras críticas a Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, por não reduzir as taxas de juros rapidamente.

“A demissão de Powell não pode acontecer de modo rápido o suficiente. Tarde demais, deveria ter reduzido as taxas de juros, como o BCE (Banco Central Europeu), há muito tempo, mas certamente deveria reduzi-las agora”, escreveu o presidente dos EUA no Truth Social.

Na quarta-feira (16), Powell afirmou que as tarifas impostas por Trump aos outros países poderiam colocar o Fed na posição de ter que escolher entre combater a inflação ou o desemprego. A afirmação não foi bem recebida por Trump.

Leia também

O ‘tarifaço’ de Trump abalou o comércio internacional e também os investidores dos Estados Unidos, que desconfiam da estratégia a longo prazo.

O presidente norte-americano exigiu que o Fed reduzisse as taxas de juros, mas foi ignorado. O banco central americano adotou uma atitude de espera, mantendo as taxas estáveis entre 4,25% e 4,5%, desde o início do ano. Jerome Powell ficará à frente do Fed até maio de 2026, segundo a Agence France Presse (AFP).

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.