Os Estados Unidos anunciaram, nesta quarta-feira (9), novas sanções contra entidades e uma pessoa ligadas ao programa nuclear do Irã, dias antes do início das negociações sobre esse tema entre os dois países.
O Departamento do Tesouro informou a imposição de sanções a cinco entidades, dentre elas a Organização de Energia Atômica do Irã, e a uma pessoa por apoiarem grupos “que gerenciam ou supervisionam o programa nuclear do Irã”.
“A busca irresponsável do regime iraniano por armas nucleares continua sendo uma grave ameaça aos Estados Unidos, à estabilidade regional e à segurança mundial”, disse o secretário do Tesouro, Scott Bessent, citado no comunicado.
De surpresa, o presidente dos EUA, Donald Trump anunciou na segunda-feira (7) que seu governo negociava de forma “direta” com o Irã sobre seu programa nuclear. Ele também informou que uma reunião “de alto nível” estava planejada para sábado, apesar da ausência de relações diplomáticas entre os dois países há 45 anos.
O Irã afirma que desenvolve um programa nuclear para fins civis, especialmente a geração de eletricidade.
Os países ocidentais desconfiam dessa explicação e alguns líderes, especialmente Trump, suspeitam que Teerã esteja tentando desenvolver armas nucleares, acusações rejeitadas pela República Islâmica.