A Rússia realizou mais dois ataques maciço com drones ao porto ucraniano de Odesa, no Mar Negro, um na noite dessa quinta-feira (6) e outro já na madrugada desta sexta-feira (7).
No primeiro ataque, instalações de energia e infraestrutura civil foram atingidas. Casas particulares, edifícios anexos, um gasoduto e carros foram danificados nos subúrbios da cidade ucraniana.
O primeiro alerta de ataque aéreo na região de Odessa e Chornomorsk soou das 21h17 às 22h28. Segundo o prefeito de Chornomorsk, Vasyl Gulyayev, mais de 30 casas na vila de Malodolynske foram danificadas. Pelo menos cinco dessas residências estão inabitáveis.
Já o segundo alerta de ataque aéreo foi anunciado em 7 de março às 2h54 e durou até 7h14. Depois que a cidade foi atingida por um foguete, 16 casas foram danificadas. Ainda não há informações de vítimas.
O governador regional, Oleh Kiper, afirmou que “nos arredores de Odesa, três casas pegaram fogo e a infraestrutura de energia foi danificada”. O anúncio aconteceu por meio do Telegram, nessa quinta-feira (6).
Último ataque com drones aconteceu há três dias
A Rússia lançou um
Foi primeiro ataque russo desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,
Segundo a força aérea ucraniana, 65 dos 99 drones lançados pela Rússia foram abatidos. Outros 32 não atingiram seus alvos, possivelmente devido a contramedidas de guerra eletrônica. O destino dos dois drones restantes não foi especificado.
Além dos danos em Odessa, um centro médico infantil foi atingido na região norte de Sumy. Na região leste de Donetsk, ataques russos mataram uma pessoa e feriram outra. Já na região sul de Kherson, cinco pessoas ficaram feridas.
*Sob supervisão de Felippe Drummond