A Rússia lançou um ataque contra a Ucrânia na noite desta segunda-feira (3), utilizando quase 100 drones para atingir diferentes regiões do país. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas e infraestruturas de energia e edifícios residenciais foram danificados em Odessa, na região sul, segundo autoridades ucranianas.
É o primeiro ataque russo desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou uma pausa no envio de ajuda militar norte-americana para Kiev. A decisão foi tomada após uma discussão acalorada entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky no Salão Oval.
Segundo a força aérea ucraniana, 65 dos 99 drones lançados pela Rússia foram abatidos. Outros 32 não atingiram seus alvos, possivelmente devido a contramedidas de guerra eletrônica. O destino dos dois drones restantes não foi especificado.
Além dos danos em Odessa, um centro médico infantil foi atingido na região norte de Sumy. Na região leste de Donetsk, ataques russos mataram uma pessoa e feriram outra. Já na região sul de Kherson, cinco pessoas ficaram feridas.
O conflito entre Rússia e Ucrânia segue intenso, e a possível suspensão da ajuda militar dos EUA pode ter um impacto significativo na defesa ucraniana.
* Com informações da CNN