Após apresentar uma piora no quadro clínico, o papa Francisco de 88 anos, “dormiu a noite toda e mantém seu repouso”, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta terça-feira (4). Durante a tarde dessa segunda-feira (3), o pontífice apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda.
Segundo a Santa Fé, os episódios foram causados por um significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente
O papa passou por duas broncoscopias - exame visual direto da laringe que diagnostica problemas nos pulmões ou vias aéreas - com a necessidade de ‘aspiração de secreções abundantes’. ‘No período da tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva. O Santo Padre permaneceu sempre vigilante, orientado e colaborativo’, informou o boletim.
Considerando a complexidade do quadro clínico, o prognóstico do papa permanece reservado, ou seja, não há previsão de recuperação até o momento.
Internado há 19 dias,
Histórico de saúde do papa
O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.
Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido. Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.