A Rússia afirmou, neste domingo (23), que capturou três localidades do leste da Ucrânia, em meio a reuniões na Suíça para tentar finalizar o conflito.
O Ministério da Defesa russo informou sobre a tomada de Petrivske, na região de Donetsk, e de Tije e Otradne, na região de Dnipropetrovsk (centro-leste).
O Exército ucraniano enfrenta dificuldades na linha de frente, lutando para manter o controle de várias posições e recuando em alguns setores do norte e do sul do país.
Representantes ucranianos, americanos e europeus se reúnem neste domingo em Genebra para estudar o plano de 28 pontos do presidente Donald Trump, destinado a encerrar quase quatro anos de conflito.
Governo ucraniano debate plano dos EUA com aliados europeus Putin diz que plano de Trump para a Ucrânia pode ‘estabelecer as bases’ em definitivo Ucrânia acusa Rússia de contratar adolescentes para sabotar o próprio país
Kiev recebeu a proposta com preocupação, pois inclui várias exigências de Moscou, como que a Ucrânia ceda territórios à Rússia, aceite reduzir seu exército e renuncie a ingressar na Otan.
No entanto, oferece garantias de segurança aos ucranianos por parte de países ocidentais, algo que Kiev tem exigido há anos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, instou Kiev a negociar com este documento como base e ameaçou continuar sua ofensiva caso a Ucrânia se recuse.
*Com AFP