O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pretende tomar o controle do Canal do Panamá e mudar o nome do Golfo do México. As promessas foram feitas durante o discurso de posse do republicano nesta segunda-feira (20).
Trump anuncia medidas contra imigração e carteis e promete ‘fim do declínio': leia discurso na íntegra Em discurso de posse, Donald Trump detalha primeiras medidas do mandato: ‘restauração completa’
Trump afirmou que o Golfo do México passará a se chamar Golfo da América. Ele ainda disse o país irá retomar o Canal do Panamá, construído pelos Estados Unidos em 1904, e operado pelo Panamá.
“O propósito do nosso acordo e o espírito do nosso tratado foram totalmente violados”, disse Trump. “Os navios americanos estão a ser severamente sobrecarregados e não são tratados de forma justa, de qualquer forma ou forma, e isso inclui a Marinha dos Estados Unidos e, acima de tudo, a China está a operar o Canal do Panamá. E não demos para a China. Demos-o ao Panamá e vamos retirá-lo”, acrescentou.
Discurso de posse
Além de citar a retomada do Canal do Panamá, Donald Trump listou uma série de medidas que pretende tomar nos primeiros dias de seu mandato.
“Hoje, assinarei uma série de ordens executivas históricas. Com estas ações, iniciaremos a restauração completa da América e a revolução do bom senso para tudo o que diz respeito ao bom senso”, disse ele.
Entre as ordens que pretende tomar, o novo presidente dos EUA destacou pontos como: o combate à imigração ilegal e a carteis na fronteira, fim de políticas de gênero e raça, aumento de tarifas para produtos importados e ‘restauração’ da liberdade de expressão e fim das guerras.