Ouvindo...

Em discurso de posse, Donald Trump detalha primeiras medidas do mandato: ‘restauração completa’

Presidente dos Estados Unidos também disse acreditar que a “era de ouro começou” e que o “declínio” dos Estados Unidos “acabou”

Donald Trump toma posse em 2025

Donald Trump fez seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, na tarde desta segunda-feira (20), durante a cerimônia de posse. Durante a fala, Trump detalhou quais serão as primeiras medidas que serão tomadas em seu mandato.

A primeira medida anunciada por Trump é a declaração de emergência nacional nos estados da fronteira Sul do país.

Além de aumentar a repressão contra imigrantes ilegais e fiscalização das fronteiras, o novo presidente dos EUA também afirmou que irá considerar carteis como “organizações terroristas estrangeiras”.

Leia também

Fim de incentivo a carros elétricos e investimento em petróleo

Na economia, Trump prometeu derrotar a inflação e reduzir os preços rapidamente. Durante a fala, o presidente afirmou que a crise inflacionária no país foi causada por gastos excessivos e pela escalada dos preços da energia. Por isso, ele também anunciou que vai declarar emergência energética nacional.

Trump ainda afirmou que vai acabar com o “New Deal verde” - proposta que visa fazer uma transição para uma economia de baixo carbono -, revogar o mandato de carros elétricos e investir na extração de petróleo.

Aumento de tarifas para produtos estrangeiros

Trump ainda prometeu que irá implementar novas tarifas a produtos importados de nações estrangeiras.

Volta da ‘liberdade de expressão’

O mais novo presidente dos Estados Unidos ainda afirmou que irá assinar uma ordem executiva para “acabar com toda a censura governamental e trazer de volta a liberdade de expressão aos EUA”.

Fim das polícias de raça e gênero: ‘sociedade baseada no mérito’

Trump também prometeu por fim à incorporação de raça e gênero nos aspectos da vida pública e privada. O presidente garantiu que irá assinar um secreto, ainda nesta semana, para transformar o país em uma sociedade cega e baseada no mérito.

Exército forte e fim das guerras: ‘quero deixar legado de pacificador’

O republicano ainda afirmou que vai integrar os soldados expulsos das forças armadas por se negarem a tomar a vacina contra a Covid-19 e vai impedir que as tropas sejam submetidas a “teorias políticas radicais e experiências sociais durante o serviço”.

Trump ainda revela que quer deixar um legado enquanto um unificador e pacificador do mundo.

Golfo do México e canal do Panamá

Ainda no discurso, Trump afirmou que o Golfo do México passará a se chamar Golfo da América. Ele ainda diz que quer tomar o controle do Canal do Panamá, construído pelos Estados Unidos em 1904, e operado pelo Panamá.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.