Adolf Hitler pode ser reeleito pela quinta vez nas eleições da Namíbia; entenda

Político que recebeu o nome do ditador alemão disse que o pai não sabia quem era Hitler; país foi colônia alemã e nome germanicos como Adolf continuam sendo comuns

Homônimo do ditador nazista Adolf Hitler, um político local da Nimíbia pode ser reeleito pela quinta vez consecutiva

Homônimo do ditador nazista Adolf Hitler, um político local da Nimíbia pode ser reeleito como conselheiro regional pela quinta vez consecutiva. Adolf Hitler Uunona, de 59 anos, representa Ompundja, na Região de Oshana, desde 2004, como membro da Organização do Povo do Sudoeste Africano, ou SWAPO.

Apesar da contagem oficial de votos ainda não ter sido divulgada pela Comissão Eleitoral da Namíbia, relatos apontam que Uunona ganhou a eleição por uma larga margem. Em várias entrevistas, o político explicou que o pai dele foi responsável pelo nome, mas sem nenhuma intenção negativa.

Segundo ele, seu pai “provavelmente não entendia o que Adolf Hitler representava” na história mundial. “Quando criança, eu considerava um nome perfeitamente normal. Só quando cresci, entendi que esse homem queria conquistar o mundo inteiro. Não tenho nada a ver com isso.”

De acordo com jornais locais, o político realiza um trabalho pelos esforços anti-apartheid. Para contornar a confusão ideológica, Adolf Hitler Uunona tem sido enfático em se distanciar da figura do líder nazista. Por isso, no dia a dia, ele opta por se apresentar como Adolf Uunona e esclarecer publicamente suas intenções políticas.

“O fato de ter esse nome não significa que eu queira conquistar Oshana”, declarou ele, descartando quaisquer ambições expansionistas ou autoritárias. Embora o nome do político sempre provoque polêmica, ele descartou a possibilidade de alterá-lo legalmente.

De acordo com Uunona, o nome já consta em todos os seus documentos oficiais, então acredita que “é tarde demais” para fazer uma mudança nesta fase de sua carreira na África.

Explicação histórica

Entre 1884 e 1915, a Namíbia foi uma colônia alemã, o que explica a coincidência do político local compartilhar o nome com o ditador alemão nazista.

Embora curto, o período deixou uma marca cultural no país, incluindo a prevalência de nomes de origem germânica em diversas comunidades.

*Com CNN

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...