Homônimo do
Apesar da contagem oficial de votos ainda não ter sido divulgada pela Comissão Eleitoral da Namíbia, relatos apontam que Uunona ganhou a eleição por uma larga margem. Em várias entrevistas, o político explicou que o pai dele foi responsável pelo nome, mas sem nenhuma intenção negativa.
Segundo ele, seu pai “provavelmente não entendia o que Adolf Hitler representava” na história mundial. “Quando criança, eu considerava um nome perfeitamente normal. Só quando cresci, entendi que esse homem queria conquistar o mundo inteiro. Não tenho nada a ver com isso.”
De acordo com jornais locais, o político realiza um trabalho pelos esforços anti-apartheid. Para contornar a confusão ideológica, Adolf Hitler Uunona tem sido enfático em se distanciar da figura do líder nazista. Por isso, no dia a dia, ele opta por se apresentar como Adolf Uunona e esclarecer publicamente suas intenções políticas.
“O fato de ter esse nome não significa que eu queira conquistar Oshana”, declarou ele, descartando quaisquer ambições expansionistas ou autoritárias. Embora o nome do político sempre provoque polêmica, ele descartou a possibilidade de alterá-lo legalmente.
De acordo com Uunona, o nome já consta em todos os seus documentos oficiais, então acredita que “é tarde demais” para fazer uma mudança nesta fase de sua carreira na África.
Saiba qual é a cidade que superou Tóquio e agora é a metrópole mais populosa do mundo Papa Leão XIV pede que religiosos não troquem relações reais por conexões digitais
Explicação histórica
Entre 1884 e 1915, a Namíbia foi uma colônia alemã, o que explica a coincidência do político local compartilhar o nome com o ditador alemão nazista.
Embora curto, o período deixou uma marca cultural no país, incluindo a prevalência de nomes de origem germânica em diversas comunidades.
*Com CNN