Ouvindo...

Trump promete defender Polônia e Bálticos após invasão de caças russos

Presidente dos EUA reagiu à violação do espaço aéreo da Estônia; OTAN e ONU acompanham caso

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou neste domingo (21) que irá proteger a Polônia e os países bálticos caso haja uma escalada de tensões por parte da Rússia, após a recente invasão de caças russos ao espaço aéreo da Estônia, informou a AFP.

Segundo a agência, três aeronaves de combate MiG-31 da Rússia entraram no espaço aéreo estoniano, sobre o Golfo da Finlândia, e permaneceram na região por cerca de 12 minutos, conforme alertaram Tallinn e a OTAN na última sexta-feira (19).

Leia também

“Não gostamos disso”, declarou Trump neste domingo (21) na Casa Branca, que, ao ser questionado por um jornalista sobre se ajudaria a defender esses países da União Europeia caso a Rússia aumente suas hostilidades, respondeu: “Sim, eu ajudaria”.

Leia também: Rússia é acusada de invadir espaço aéreo de países da Otan pela 3ª vez em 10 dias
Rússia diz que Otan está envolvida na guerra na Ucrânia

A Itália, que desempenha uma missão de polícia aérea no Báltico dentro da OTAN, assim como a Suécia e a Finlândia, enviaram aviões para interceptar os três caças russos.

O Ministério das Relações Exteriores da Estônia anunciou neste domingo que o Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião na segunda-feira sobre o incidente.

Não é a primeira incursão de aeronaves russas em território de países da UE. Na noite de 9 para 10 de setembro, aviões da Otan derrubaram drones russos sobre a Polônia.

Trump afirmou na ocasião que a incursão “poderia ter sido um erro”.

(Com informações de AFP)

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.