Ouvindo...

Papa Francisco critica mil dias de guerra na Ucrânia: ‘desastre vergonhoso’

Pontífice pede reconciliação e fim do conflito armado em audiência no Vaticano

Invasão russa da Ucrânia é ‘desastre vergonhoso para a humanidade’, lamenta o papa

Nesta quarta-feira (20), o papa Francisco destacou os mil dias desde o início da invasão russa à Ucrânia, classificando a data como “um aniversário trágico” e “um desastre vergonhoso para a humanidade”. A declaração foi feita durante sua audiência semanal no Vaticano, na presença de Olena Zelenska, primeira-dama ucraniana, e outras líderes políticas.

“Ontem marcou mil dias desde a invasão da Ucrânia. Um aniversário trágico para as vítimas e as destruições que causou”, declarou o papa argentino no final da sua audiência geral semanal no Vaticano.

“Mas ao mesmo tempo é um desastre vergonhoso para toda a humanidade”, acrescentou diante dos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, entre eles Olena Zelenska junto com as primeiras-damas da Armênia, Lituânia e Sérvia.

Leia também

“Devemos permanecer próximos do martirizado povo ucraniano, implorar pela paz e trabalhar para que as armas deem lugar ao diálogo e o conflito à reconciliação”, acrescentou o pontífice.

Jorge Bergoglio também leu uma carta que lhe foi enviada por um estudante ucraniano, na qual contava o drama da guerra e o sofrimento dos civis.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, os múltiplos apelos do papa Francisco à paz não tiveram sucesso.


Participe dos canais da Itatiaia:

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.