Faltando poucos dias para a eleição presidencial americana, que acontece na próxima terça-feira (5), a disputa entre o
Os dois candidatos têm investido as últimas fichas nos estados pêndulos, considerados decisivos para ganhar a Casa Branca.
A Itatiaia separou oito momentos importantes para a campanha eleitoral nos Estados Unidos.
As primárias
As
O atual presidente, o democrata Joe Biden, não enfrentou nenhum adversário no partido e conseguiu a nomeação, apesar dos protestos por seu apoio à guerra de
Do lado republicano, o ex-presidente Donald Trump teve mais concorrência, inclusive da ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU,
Em março, tanto Biden quanto Trump somaram delegados suficientes para garantir a nomeação e iriam reviver a eleição de 2020, em que Biden saiu vitorioso.
Julgamento em Nova York
Um mês depois começou, em Nova York, o
Após semanas de audiências judiciais,
Entretanto, no fim de junho, o republicano conseguiu uma
O primeiro debate
No mesmo mês, porém, no dia 27, a campanha teve uma reviravolta.
O desempenho de Biden, candidato à reeleição, foi considerado
Tentativa de assassinato
Em uma nova reviravolta, em 13 de julho,
Com um punho para cima, Trump foi retirado do local por agentes do Serviço Secreto que o cercaram no palanque, enquanto murmurava a palavra “luta”.
A convenção republicana deixou evidente o domínio de Trump no Partido Republicano. Ele escolheu o
Em setembro, o ex-presidente voltou a ser alvo de outra
Semanas depois, o republicano voltou a Butler para um grande comício ao lado do
A desistência de Biden
Poucos dias após o fim da convenção republicana, mais uma reviravolta:
Em uma breve carta publicada nas redes sociais em 21 de julho, o presidente cedeu à pressão dos democratas pelas dúvidas sobre seu estado físico e mental.
Ele anunciou
O sucesso de Kamala
Em questão de horas,
Ela escolheu como colega de chapa
Debate
Em 10 de setembro,
O encontro, promovido pela ABC, Trump fez ataques e focou no tema migratório, acusando Harris de ser “marxista”. O ex-presidente também foi desmentido ao vivo quando mentiu dizendo que imigrantes estavam comendo pets de moradores de Springfield, em Ohio.
Reta final
À medida que o dia 5 de novembro se aproxima, os dois candidatos, empatados nas pesquisas de intenção de voto, se esforçam para convencer os eleitores indecisos.
No fim de outubro, Trump realizou um grande comício no Madison Square Garden, em Nova York, sua cidade natal.
Durante o ato, ele acusou a adversária de ter “destruído o país” e se apresentou como um salvador para cerca de 20.000 pessoas, em um evento no qual seus seguidores proferiram durante horas uma retórica marcada por racismo e sexismo. Neste mesmo evento, o humorista
A “piada” gerou vários protestos por parte da comunidade latina e porto-riquenha e incentivou celebridades, como
A democrata discursou dois dias depois para uma multidão na capital, Washington, no mesmo local onde o republicano incendiou seus apoiadores momentos antes de eles
Harris prometeu escrever “um novo capítulo” da história dos Estados Unidos.
Com informações de AFP**.