Conhecido pelas pautas conservadoras, o Partido Republicano, ao longo de sua história, já esteve atrelado a nomes como Abraham Lincoln (1861-1865) e George W. Bush (2001-2009).
No entanto, qual a diferença entre e Republicano e Democrata? Quais são suas principais bandeiras? Sempre foi um partido conservador?
Entenda o partido de Donald Trump nas eleições norte-americanas.
O Partido Republicano
Também conhecido como GOP, Grand Old Party, traduzido como Grande Velho Partido, o Partido Republicano é um dos dois maiores partidos dos Estados Unidos. Junto ao Democrata, ao qual faz oposição, concentra de forma polarizada o maior eleitorado do país.
Com uma história atrelada à luta contra escravidão nos estados durante o século XIX, foi fundado, em 1854, por abolicionistas. Mais tarde, o partido passou a ser associado ao conservadorismo.
Leia também
Trump x Kamala: quatro fatores que devem ser considerados nas eleições nos EUA Kamala e Trump focam em estados-chave e tentam conquistar indecisos na última semana de campanha Putin diz que relações EUA-Rússia dependem do resultado das eleições presidenciais americanas
O que defende o Partido Republicano?
Declarado de direita, desde o século XX, o partido carrega os princípios do laissez-faire, um modelo econômico e político de não intervenção do Estado. Ou seja, propõe uma atuação mínima do Estado na economia e políticas mais conservadoras do estado social.
Qual diferença dos Republicanos para o Democrata?
Diferente do Republicano, que pode ser enquadrado como um liberal conservador, o Partido Democrata está associado as questões mais progressistas no campo social e que também defende uma maior participação do Estado, como políticas de ações afirmativas e de assistencialismo social.
Donald Trump
Donald Trump, além de empresário e personalidade americana, foi o 45º presidente dos Estados Unidos, tendo seu mandato de 2017 a 2021. Com uma atual candidatura bastante conturbada, em seus comícios, muitos deles para milhares de pessoas, o candidato republicano inflama as falas contra migrantes e seus adversários internos, distanciando-o cada vez mais do centro.