Ouvindo...

Trump x Kamala: quatro fatores que devem ser considerados nas eleições nos EUA

Donald Trump tenta voltar à Casa Branca após não conseguir se reeleger em 2020, já Kamala Harris tenta continuar, mas na cadeira de presidente

Kamala Harris é a representante dos democratas e Donald Trump vem como candidato do lado republicano

Os estadunidenses votam na próxima terça-feira, dia 5 de novembro, em uma eleição presidencial com as duas campanhas cheias de imprevistos.

Abaixo seguem alguns fatores que devem ser considerados na disputa.

Dois candidatos

A corrida presidencial será disputada entre o candidato republicano e ex-presidente Donald Trump e a vice-presidente do Partido Democrata, Kamala Harris, que ingressou na disputa após a desistência do atual presidente, Joe Biden.

Outros candidatos independentes tentaram se destacar na corrida pela Casa Branca, mas não conseguiram romper o monopólio dos dois principais partidos políticos.

Sete estados-chave

Os estados-pêndulo são decisivos para as eleições americanas, já que os eleitores votam por um ou outro partido com base nos candidatos, ou outros fatores.

São eles: Michigan, Wisconsin, Nevada, Arizona, Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte.

Senado e Câmara de Representantes

Serão renovados 34 senadores e os 435 membros da Câmara dos Representantes.

Além do presidente, também será renovado o Congresso dos Estados Unidos. Todos os congressistas da Câmara dos Representantes serão eleitos para um mandato de dois anos. Atualmente, o partido Republicano tem a maioria.

Na Câmara Alta, os senadores são eleitos para mandatos de seis anos. Atualmente, os democratas têm uma maioria muito apertada, que os republicanos esperam reverter.

Delegados

Nos Estados Unidos, a votação é feita por sufrágio universal indireto. Os americanos votam por 538 delegados, que elegem o presidente.

Para ganhar as eleições, o candidato deve obter uma maioria de 270 votos. Cada estado tem um número diferente de delegados.

Esse número é calculado somando o número de assentos da Câmara dos Representantes, que varia conforme a população, ao número de senadores (dois por estado).

Leia também

Ao que tudo indica, a eleição americana de 2024 pode ser uma das mais acirradas da história do país e deve durar mais alguns dias, mesmo após a votação na próxima terça-feira (5), já que a apuração pode durar até mais que uma semana.


Participe dos canais da Itatiaia:

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.