Número de mortos devido às chuvas torrenciais na Indonésia passa de 800

Mais de 650 pessoas continuam desaparecidas e quase 570 mil pessoas precisaram deixar suas casas na ilha

Casas danificadas por enchentes são vistas na vila de Kuala Simpang, em Aceh Tamiang, Sumatra do Norte, em 2 de dezembro de 2025.

As mortes devido às chuvas torrenciais na Indonésia passaram de 800, informou a agência nacional de gestão de desastres nesta quarta-feira (3).

Mais de 650 pessoas continuam desaparecidas e quase 570 mil pessoas precisaram deixar suas casas na ilha.

Leia também

Chuvas na Ásia

Mais de 1.300 pessoas morreram devido às chuvas torrenciais que atingiram países da Ásia nos últimos dias. Cerca de 840 pessoas continuam desaparecidas na Indonésia, no Sri Lanka e na Tailândia.

Foram vários dias de chuvas de monção que devastaram diversas áreas do país. Segundo a Associated Press, 410 pessoas morreram no Sri Lanka e 181 na Tailândia. O número pode aumentar, já que há centenas de desaparecidos. Mais de 3,9 milhões de pessoas foram afetadas na Tailândia.

Equipes de socorristas correm para resgatar os sobreviventes, porém enfrentam dificuldades com estradas bloqueadas e pontes destruídas. Alguns locais seguem sem acesso por via terrestre.

Autoridades ainda avaliam a dimensão dos danos nos países. O presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, declarou estado de emergência e afirmou que este é o “maior e mais difícil desastre natural do país”.

Atualmente, grande parte da Ásia enfrenta a temporada anual de monções, com chuvas fortes que resultam em deslizamentos de terra e inundações. As mudanças climáticas aumentaram a intensidade das tempestades e da chuva, já que uma atmosfera mais quente retém mais umidade.

*Com AFP

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...