Inundações deixam mais de 1,3 mil mortos na Ásia; 840 estão desaparecidos

Equipes de socorristas correm para resgatar os sobreviventes, porém enfrentam dificuldades com estradas bloqueadas e pontes destruídas

Esta foto, divulgada pela Marinha Real Tailandesa em 26 de novembro de 2025, mostra pessoas olhando de dentro de prédios residenciais cercados por águas da enchente em Hat Yai.

Mais de 1.300 pessoas morreram devido às chuvas torrenciais que atingiram países da Ásia nos últimos dias. Cerca de 840 pessoas continuam desaparecidas na Indonésia, no Sri Lanka e na Tailândia.

Foram vários dias de chuvas de monção que devastaram diversas áreas do país. Segundo a Associated Press, pelo menos 1.303 pessoas morreram, sendo 712 na Indonésia, 410 no Sri Lanka e 181 na Tailândia. O número pode aumentar, já que há 504 desaparecidos na Indonésia e 336 no Sri Lanka, totalizando ao menos 840 pessoas com paradeiro desconhecido.

Somente na Indonésia, 3,2 milhões de pessoas foram afetadas. Ao menos 2,6 mil ficaram feridas, e um milhão foram evacuadas de áreas de risco. Já na Tailândia, 3,9 milhões de pessoas foram afetadas.

Leia também

Equipes de socorristas correm para resgatar os sobreviventes, porém enfrentam dificuldades com estradas bloqueadas e pontes destruídas. Alguns locais seguem sem acesso por via terrestre.

Autoridades ainda avaliam a dimensão dos danos nos países. O presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, declarou estado de emergência e afirmou que este é o “maior e mais difícil desastre natural do país”.

Atualmente, grande parte da Ásia enfrenta a temporada anual de monções, com chuvas fortes que resultam em deslizamentos de terra e inundações. As mudanças climáticas aumentaram a intensidade das tempestades e da chuva, já que uma atmosfera mais quente retém mais umidade.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.

Ouvindo...