O médico Salvador Plasencia, de 44 anos, que forneceu
Plasencia é o primeiro dos cinco acusados pela morte de Perry a ser condenado. O médico se declarou culpado em junho de quatro acusações relacionadas ao fornecimento da substância. Ele também renunciou à licença médica e escapou de uma pena que poderia chegar a 40 anos de prisão e multas milionárias.
A mãe e o padrasto do ator, que lutou por anos contra problemas de dependência, se dirigiram ao médico por meio de um comunicado apresentado ao tribunal. “A recuperação de Matthew dependia de que você dissesse ‘não’”, escreveram Suzanne Perry e Keith Morrison, de acordo com jornalistas presentes no tribunal.
“Seus motivos? Não conseguimos imaginar. Um médico que dedica sua vida a ajudar os outros?”, acrescentaram os pais. A defesa de Plasencia, representada pelas advogadas Karen Goldstein e Debra White, afirmou após a audiência que o médico lamentava suas ações. “Ele não é um vilão. É alguém que cometeu graves erros em suas decisões sobre o uso não autorizado de cetamina”, destacaram em comunicado.
“Ele lembrará para sempre os erros que cometeu durante os 13 dias em que tratou Perry”, acrescentaram. Plasencia entregou sua licença profissional e ficou sob custódia. O médico não forneceu a dose fatal de cetamina a Perry, mas disponibilizou a droga ao ator nas semanas anteriores a ele ser encontrado morto em uma banheira de hidromassagem em sua residência em Los Angeles.
Outras sentenças
Outro médico,
“Me pergunto quanto esse idiota vai pagar”, escreveu Plasencia em uma mensagem de texto apresentada pelos promotores. As outras quatro pessoas que também admitiram participação no fornecimento de drogas ao ator serão sentenciadas nos próximos meses.
Entre elas está Jasveen Sangha, conhecida como a
Perry havia utilizado cetamina como parte de uma terapia supervisionada para depressão. No entanto, os promotores afirmam que, antes de sua morte, ele se tornou viciado na substância, que também possui propriedades psicodélicas e é popular em festas.
Morte de Matthew Perry
Matthew Perry, astro da popular série Friends,
De início, a suspeita era de que Perry teria se afogado, mas os exames toxicológicos confirmaram a overdose. Ele tinha 3,54 microgramas por mililitro de cetamina no sangue, quantidade três vezes maior que a normal.
*Com informações da AFP*