Menino de cinco anos detido pelo ICE volta para casa em Minneapolis

Liam Conejo Ramos, de cinco anos, ficou famoso após sua imagem sendo preso pelo ICE usando uma mochila e uma touca

Menino e seu pai foram ajudados por um deputado democrata do Texas

O menino Liam Conejo Ramos, de cinco anos, preso há duas semanas por agentes do Serviço de Imigração e Fronteiras dos Estados Unidos (ICE) em Minneapolis, no estado de Minnesota, voltou para casa nesse sábado (31). A informação foi compartilhada pelo deputado democrata Joaquín Castro, do Texas.

“Ontem, Liam, de cinco anos, e seu pai, Adrian, foram libertados do centro de detenção de Dilley. Busquei-os ontem à noite e os acompanhei de volta a Minnesota esta manhã. Liam já está em casa. Com seu chapéu e sua mochila. Agradecemos a todos que exigiram a libertação de Liam”, disse Joaquin em uma publicação no X (ex-twitter).

O congressista publicou um vídeo e compartilhou fotos do menino com o seu pai Adrian Ramos. Os dois haviam sido presos pelo ICE em 20 de janeiro, em uma operação realizada para expulsar imigrantes sem documentos. Eles ficaram 12 dias em um centro de detenção para famílias migrantes no Texas.

A atuação dos agentes está no centro da principal polêmica envolvendo o presidente Donald Trump e sua administração, principalmente após a morte de dois manifestantes em janeiro, também em Minneapolis.

Um juiz federal proferiu uma decisão no sábado (31) para a liberação de Liam e Adrian, afirmando que o assunto tem origem na implantação “mal concebida e mal executada pelo governo” de cotas diárias de expulsões, “ainda que isso implique traumatizar crianças”. “Também parece que o governo ignora um documento histórico dos Estados Unidos chamado Declaração de Independência”, escreveu esse juiz do Texa

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...