Rússia atinge maternidade no sul da Ucrânia em meio a negociações para cessar-fogo

Uma nova reunião intermediada pelos Estados Unidos foi marcada para os dias 4 e 5 de fevereiro, em Abu Dhabi

Maternidade atacada na cidade de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia

Um ataque das Forças Armadas da Rússia atingiu uma maternidade na cidade de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, deixando pelo menos seis pessoas feridas na manhã deste domingo (1º), enquanto os dois países avançam em negociações para um cessar-fogo. A ofensiva militar foi informada pelo governador da região, Ivan Federov.

Segundo o político, duas pessoas feridas são mulheres que passavam por exames médicos no momento do ataque. Federov divulgou uma série de imagens do ataque no Telegram, mostrando consultórios médicos destruídos, com janelas quebradas e destroços no chão. O governador ainda classificou a Rússia como um “estado terrorista”.

Horas antes, em Dnipro, no região central da Ucrânia, um homem e uma mulher morreram em um ataque com drones russos, segundo a administração local. Já em Kherson, também no Sul, um bombardeio atingiu o centro da cidade, e uma mulher de 59 anos teve parte da perna amputada e ferimentos na cabeça.

Cabe lembrar que a pausa nos bombardeios russos sobre a capital Kiev, aceita por Vladimir Putin a pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, termina neste domingo. Os EUA tentam intermediar um acordo de cessar-fogo entre os dois países.

Segundo o presidente ucraniano Volodimir Zelensky, um novo encontro trilateral foi marcado para os dias 4 e 5 de fevereiro, em Abu Dhabi. “A Ucrânia está pronta para uma discussão séria, e estamos interessados em garantir que o resultado possa nos levar para um fim digno e definitivo da guerra”, escreveu em sua conta do X (ex-twitter).

Zelensky destacou que somente em janeiro, a Rússia lançou mais de 6 mil drones, quase 5,5 mil bombas e 158 mísseis contra o território ucraniano.

*Com informações da AFP

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...