O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou uma nova rodada de negociação com a Rússia,
“A Ucrânia está pronta para uma discussão séria, e estamos interessados em garantir que o resultado possa nos levar para um fim digno e definitivo da guerra”, escreveu em sua conta do X (ex-twitter). Cabe ressaltar que os governos da Rússia e dos Estados Unidos ainda não confirmaram as novas datas.
Rússia atinge maternidade no sul da Ucrânia em meio a negociações para cessar-fogo Vieira e Rubio conversam sobre preparativos para encontro de Lula com Trump
Zelensky destacou que somente em janeiro, a Rússia lançou mais de 6 mil drones, quase 5,5 mil bombas e 158 mísseis contra o território ucraniano. Nesse meio tempo, os dois países tentaram um acordo intermediado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, mas ainda sem grandes avanços.
Mais cedo, um ataque russo atingiu uma
Federov divulgou uma série de imagens do ataque no Telegram, mostrando consultórios médicos destruídos, com janelas quebradas e destroços no chão. O governador ainda classificou a Rússia como um “estado terrorista”.
Horas antes, em Dnipro, no região central da Ucrânia, um homem e uma mulher morreram em um ataque com drones russos, segundo a administração local. Já em Kherson, também no Sul, um bombardeio atingiu o centro da cidade, e uma mulher de 59 anos teve parte da perna amputada e ferimentos na cabeça.
Cabe lembrar que a pausa nos bombardeios russos sobre a capital Kiev, aceita por Vladimir Putin a pedido do presidente Donald Trump, termina neste domingo.