Donald Trump, candidato à presidência dos Estados Unidos, declarou nesta sexta-feira (4) que Israel deveria “atingir” as instalações nucleares iranianas e criticou o presidente democrata Joe Biden por dizer que é contra isso.
“Quando lhe fizeram essa pergunta, a resposta deveria ter sido atingir o nuclear primeiro, e se preocupar com o resto depois”, disse o ex-presidente republicano, faltando um mês para as eleições.
Declarações de Biden
A fala de Trump acontece após Biden, o atual presidente dos EUA, aconselhar que Israel não atacasse as instalações petrolíferas do Irã. “Se eu estivesse no lugar deles, estaria pensando em outras alternativas que não envolvessem atacar campos de petróleo”, afirmou a jornalistas.
O temor de uma escalada do conflito no Oriente Médio se intensificou depois que, na terça-feira (1°), o Irã lançou quase 200 mísseis contra Israel, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu que a República Islâmica pagaria por seu “grande erro”. Em seguida, o Exército israelense prometeu desferir “duros golpes” contra o movimento pró-iraniano Hezbollah no Líbano, onde suas tropas travam combates terrestres apoiados por ataques aéreos contra milicianos do movimento islamista.
*Com informações da AFP