Um registro do Sistema Eletrônico de Informação de Qualidade de Navegação (Equasis) mostrou que o navio Dali, que bateu e causou queda da ponte Francis Scott Bridge, em Baltimore, nos Estados Unidos, apresentou problemas em 2023.
Segundo os dados, em junho do ano passado, autoridades de San Antonio, no Chile, relataram um erro em máquinas de propulsão e auxiliares (medidores, termômetros, etc).
Em 2016, o Dali recebeu um novo registro de erro, devido a condições estruturais, na Antuérpia, na Bélgica. Na época, danos no casco do navio, que seria um furo, prejudicam a navegabilidade. A embarcação se envolveu em um incidente naquele ano, no porto da cidade belga, afirmaram autoridades portuárias.
Dali foi inspecionado pela última vez em setembro de 2023, pela Guarda Costeira dos Estados Unidos em Nova York. Nenhum erro foi constatado na revisão, segundo o Equasis.
O navio passou por 27 inspeções desde 2015, quando foi construído, e apresentou apenas essas duas falhas.
Queda de ponte em Baltimore
Uma
Alguns minutos antes, a agência informou que as rotas de navegação foram fechadas nas duas direções devido ao “incidente” na ponte e que o tráfego estava sendo desviado.
Ponte Francis Scott Key
O rio leva ao porto de Baltimore, um importante centro de navegação na Costa Leste e foi inaugurada em 1977, a ponte leva o nome do escritor de “The Star-Spangled Banner”, autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos.
A ponte tem quase 3 quilômetros de extensão e a estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.
*Com informações da CNN