Ouvindo...

Times

Vídeo: ponte desaba após colisão de navio, e cerca de 20 pessoas caem em rio em Baltimore

A ponte fica na cidade de Baltimore, no estado de Maryland

Uma ponte na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, desabou na madrugada desta terça-feira (26). Isso aconteceu, porque um navio de carga colidiu com um dos pilares da estrutura. A queda da ponte Francis Scott Key fez com que cerca de 20 pessoas caíssem na água, bem como veículos.

O governador Maryland, nos Estado Unidos, declarou estado de emergência após o acidente. Os bombeiros e mergulhadores buscam, ainda, por pelo menos 8 vítimas. Mas segundo os militares, ainda não se sabe o número exato de pessoas que estão na água.

“A ponte I-695 Key desabou devido ao choque de um navio”, informou a Autoridade de Transporte do estado de Maryland, mencionando a rodovia que atravessa o local.

Alguns minutos antes, a agência informou que as rotas de navegação foram fechadas nas duas direções devido ao “incidente” na ponte e que o tráfego estava sendo desviado.

“Posso confirmar que 1h35 (2h35 de Brasília), a polícia da cidade de Baltimore foi notificada sobre o colapso parcial de uma ponte, com trabalhadores possivelmente na água, na ponte Francis Scott Key”, afirmou o detetive Niki Fennoy em um comunicado.

Ponte Fancis Scott Key

O rio leva ao porto de Baltimore, um importante centro de navegação na Costa Leste e foi inaugurada em 1977, a ponte leva o nome do escritor de “The Star-Spangled Banner”, autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos.

A ponte tem quase 3 quilômetros de extensão e a estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.

O colapso da ponte afetará o transporte marítimo?

De acordo com o especialista em transporte de contentores, Lars Jansen, devido ao acidente, pelo menos 21 mil unidades de carga terão de mutar a rota.

"É um grande desastre” que “criará problemas significativos na Costa Leste dos EUA para importadores e exportadores dos EUA”, explicou a BBC.

“Vários navios mercantes estão agora presos no porto de Baltimore”, acrescentou. Jansen diz que não se lembra de ter ouvido falar de um evento como este antes.

Ele diz que será um grande problema para o transporte marítimo na região, levando a alguns atrasos e custos adicionais. No entanto, de uma perspectiva global, não terá um impacto significativo.

Leia também

Participe dos canais da Itatiaia:

AFP
Agence France-Presse é uma agência de notícias francesa, a AFP cobre a atualidade mundial com uma qualidade única de produção multimídia em vídeos, textos, fotos e infográficos em seis línguas.
Leia mais