Quinze atrativos turísticos de Juiz de Fora que possuem visitação gratuita estão no site
Desenvolvida com recursos da Lei Paulo Gustavo, a plataforma pretende democratizar o acesso ao patrimônio cultural e aos espaços de lazer do município, reunindo conteúdos em diversos formatos.
Entre os locais selecionados, nove são bens tombados pelo município, reforçando o valor histórico e cultural dos espaços abertos à população. Além disso, foram incluídos pontos mais recentes que integram a oferta turística.
Com foco na acessibilidade, o site oferece textos em linguagem simples, vídeos com interpretação em Libras, legendados e com audiodescrição, além de descrições de imagens e recursos de personalização da leitura, como aumento de contraste, modo em tons de cinza, fonte ampliada, fundo claro, links sublinhados e outras ferramentas para facilitar a navegação de todos os públicos.
A plataforma foi criada por Márcio Henrique de Oliveira, também responsável pelo site (e pelo aplicativo)
“São bens que permanecem como referência identitária da formação e dos costumes da cidade e que, juntamente com outros espaços mais recentes, compõem a oferta turística local. O site possui conteúdo acessível, elaborado a partir do registro fotográfico dos locais, da organização de textos em linguagem simples e da gravação de vídeos com interpretação em língua brasileira de sinais, legendados e com audiodescrição. Outros recursos de acessibilidade utilizados são a descrição de imagens, a possibilidade de aumento ou diminuição dos textos, a conversão do conteúdo em tons de cinza, o aumento de contraste, a utilização de negativo, fundo claro e links sublinhados.
Atrativos disponíveis no site
- Centro de Ciências da UFJF
- Cine-Theatro Central
- Complexo Mascarenhas
- Fórum da Cultura
- Jardim Botânico
- Memorial da República Presidente Itamar Franco
- Morro do Imperador
- Museu de Arte Murilo Mendes
- Museu do Crédito Real
- Museu Ferroviário
- Museu Mariano Procópio
- Paço Municipal
- Parque da Lajinha
- Parque Halfeld
- Parque Municipal
* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira
Leia também
Funalfa lança site como ferramenta de promoção da cultura de Juiz de Fora Concurso da Educação em MG abre inscrições a partir de segunda (21) UFJF divulga editais do Pism 2026 e Vestibular de Música Cinco startups juizforanas são indicadas ao Prêmio Sebrae Startups 2025 HU-UFJF abre mais de 70 vagas de residência médica via Enare