Ouvindo...

Setembro Rubi alerta sobre riscos e prevenção do câncer de estômago

Especialista destacou na Itatiaia quais cuidados ajudam a reduzir as chances da doença

O mês de setembro marca a campanha Setembro Rubi, dedicada à conscientização sobre o câncer de estômago, também chamado de câncer gástrico. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é a terceira mais comum entre os homens e a quinta entre as mulheres.

A prevalência é maior na Região Sul do país e está associada a fatores de risco como infecção pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), consumo excessivo de sal, alimentos ultraprocessados e defumados, além do tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, idade avançada e histórico familiar da doença.

Em entrevista à Itatiaia, a médica gastroenterologista e hepatologista Juliana Ferreira destacou os principais cuidados que podem reduzir os riscos.

“Um estilo de vida saudável, especialmente na alimentação, é fundamental. Isso inclui uma dieta com baixo teor de sal, rica em frutas, fibras e alimentos mais naturais, além da abstenção do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas. Outro fator de risco relevante é a infecção pela bactéria Helicobacter pylori, que pode ser adquirida por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados”, explicou.

Ouça a íntegra da participação da médica gastroenterologista e hepatologista, no Itatiaia Entrevista.

Além de manter uma dieta equilibrada, incluir alguns alimentos no dia a dia pode contribuir para reduzir os riscos; saiba quais:

1. Frutas cítricas

Frutas como laranja, limão, lima e toranja são excelentes fontes de vitamina C e flavonoides. A vitamina C atua como antioxidante, combatendo radicais livres que podem prejudicar as células e favorecer o surgimento do câncer. Já os flavonoides ajudam a impedir o avanço de células tumorais.

Consumir essas frutas regularmente pode proteger o revestimento do estômago. Uma sugestão simples é adicionar limão à água para criar uma bebida leve e funcional.

2. Verduras verde-escuras e vegetais crucíferos

Verduras como couve, espinafre, brócolis, couve-flor e repolho concentram vitaminas antioxidantes como betacaroteno, vitamina C e vitamina E. Esses nutrientes auxiliam na proteção celular e na prevenção de danos ao estômago. Os vegetais crucíferos, em especial, contém glucosinolatos, substâncias que ativam enzimas responsáveis por reparar o DNA e impedir o crescimento de tumores.

3. Alho e cebola

Alho, cebola, alho-poró e chalota pertencem à família allium e possuem alicina, um composto com reconhecida ação anticancerígena. A alicina atua contra a bactéria Helicobacter pylori, considerada uma das principais causas do câncer de estômago. O uso frequente desses alimentos na culinária pode reduzir inflamações e contribuir para a saúde digestiva. O alho, por exemplo, pode ser consumido cru ou levemente tostado.

4. Grãos integrais e leguminosas

Alimentos como arroz integral, aveia, quinoa, trigo integral, lentilhas e feijões são ricos em fibras, que favorecem a saúde intestinal ao regular o trânsito e eliminar toxinas. Estudos apontam que dietas com alto teor de fibras estão associadas a uma menor incidência de câncer no trato gastrointestinal. Além disso, esses alimentos fornecem nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, ferro e magnésio.

5. Chá verde

Conhecido por suas propriedades antioxidantes, o chá verde é rico em catequinas, um tipo de polifenol que ajuda a proteger as células do estresse oxidativo. O consumo frequente da bebida pode estar associado a menor risco de câncer de estômago, especialmente em regiões onde a doença é mais prevalente. A recomendação é ingerir de duas a três xícaras por dia, sem adição de açúcar.

*Atenção: Este conteúdo é informativo e não substitui orientações médicas. Consulte sempre um profissional de saúde para diagnóstico ou tratamento adequado.

Leia também

Désia Souza é jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também cursou pós graduação em “Mídia e Cidadania” e mestrado em “Comunicação e Poder”. É coordenadora de jornalismo na Itatiaia Juiz de fora, onde também atua como âncora e repórter.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.