Ouvindo...

Prefeitura abre consulta sobre licitação do transporte coletivo de Juiz de Fora

População terá 30 dias para opinar sobre o edital de concessão para prestação do serviço no município

População poderá acessar informações sobre o Novo Edital do Transporte Coletivo de Juiz de Fora

A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou nesta quinta (2) a consulta pública sobre a licitação de concessão do transporte coletivo urbano. Além disso, anunciou que o edital foi encaminhado para análise do Ministério Público de Minas Gerais e do Tribunal de Contas do Estado.

A população pode opinar até 2 de novembro no site do Executivo Municipal, onde estão todos os elementos da licitação, como o contrato, o edital, as novas linhas e o funcionamento.

Moradores, especialistas, representantes do setor privado, instituições de ensino e demais interessados possam enviar sugestões ou comentários. Segundo a Prefeitura, o objetivo é garantir transparência e participação popular no processo.

Ouça a matéria

Contribuições serão analisadas pela Prefeitura

Dentre as mudanças listadas no edital, estão o redesenho do sistema do transporte, tarifa única, aumento da frota em 20% e criação de novas linhas, como expressas e rurais. Além disso, consta no documento a implantação de ônibus novos, com sistema antifadiga, climatizados, pontos de recarga de celular e Wi-Fi de alto desempenho.

Após o processo de consulta pública, a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura vai analisar as contribuições e realizar a adequação das demandas da população. Em seguida, dará início ao processo licitatório, que será em lote único e o valor de referência é de R$ 482 milhões.

A previsão é que o novo sistema entre em vigor no final de 2026. De acordo com a prefeita Margarida Salomão, durante a segunda gestão dela, o valor da passagem permanecerá R$ 3,75.

Autoridades do Executivo Municipal falam sobre consulta pública do Novo Edital do Transporte Coletivo de Juiz de Fora

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.
Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.