A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou nesta quinta (2) a consulta pública sobre a licitação de concessão do transporte coletivo urbano. Além disso, anunciou que o edital foi encaminhado para análise do Ministério Público de Minas Gerais e do Tribunal de Contas do Estado.
A população pode opinar até 2 de novembro no
Moradores, especialistas, representantes do setor privado, instituições de ensino e demais interessados possam enviar sugestões ou comentários. Segundo a Prefeitura, o objetivo é garantir transparência e participação popular no processo.
Ouça a matéria
Contribuições serão analisadas pela Prefeitura
Dentre as mudanças listadas no edital, estão o redesenho do sistema do transporte, tarifa única, aumento da frota em 20% e criação de novas linhas, como expressas e rurais. Além disso, consta no documento a implantação de ônibus novos, com sistema antifadiga, climatizados, pontos de recarga de celular e Wi-Fi de alto desempenho.
Após o processo de consulta pública, a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura vai analisar as contribuições e realizar a adequação das demandas da população. Em seguida, dará início ao processo licitatório, que será em lote único e o valor de referência é de R$ 482 milhões.
A previsão é que o novo sistema entre em vigor no final de 2026. De acordo com a prefeita Margarida Salomão, durante a segunda gestão dela, o valor da passagem permanecerá R$ 3,75.
Autoridades do Executivo Municipal falam sobre consulta pública do Novo Edital do Transporte Coletivo de Juiz de Fora
Leia também
Trabalhadores do transporte urbano suspendem greve em Juiz de Fora Juiz de Fora tem mais de 1900 estudantes aprovados no Passe Livre Estudantil Ponto de ônibus é removido sem aviso prévio em avenida de Juiz de Fora Micro-ônibus movido a biometano começa a circular em Juiz de Fora Passageira fica ferida após pedra ser arremessada contra ônibus em Juiz de Fora