A partir desta sexta-feira (25), um micro-ônibus movido a biometano vai circular por Juiz de Fora, após a assinatura do termo de cooperação da Prefeitura com a empresa Marcopolo/Volare.
Com capacidade para 37 passageiros, o veículo vai operar pelas próximas semanas, para avaliação técnica, gratuitamente, reproduzindo o itinerário da linha 630 (Rodoviária).
A circulação será de forma experimental, sem ser incluído no sistema de transporte municipal. Em seguida, será utilizado na linha 535 (Universidade), segundo os mesmos critérios. A análise de eficiência energética será realizada por meio do convênio “Ótima Energia”, uma parceria entre a administração municipal e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Durante visita de reconhecimento aos veículos movidos a biocombustíveis na Praça Antônio Carlos, no Centro, a prefeita Margarida Salomão (PT) disse que, “com a geração do biometano a partir de resíduos que a sociedade joga fora, a cidade pode abastecer o sistema de mobilidade urbana.”
A Prefeitura informou que a iniciativa reforça a política municipal de mobilidade urbana sustentável e a estratégia integrada de gestão de resíduos sólidos, em sintonia com o projeto da futura usina de compostagem e geração de biometano em desenvolvimento pela Prefeitura.
Leia também
Obra da Cesama altera trânsito e transporte público em Juiz de Fora Entram em vigor mudanças em horários de ônibus em Juiz de Fora Sete linhas de ônibus passam por alterações em Juiz de Fora Nova linha de ônibus atenderá Cidade Alta em Juiz de Fora