Ouvindo...

Operação Cyprium: mais de 1,5 tonelada de fios de cobre é apreendida em JF

De acordo com a PCMG, essa foi a maior apreensão do município e região

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apreendeu mais de 1,5 tonelada de fios de cobre durante a operação Cyprium, deflagrada em Juiz de Fora, nesta quarta-feira (3). Um homem de 29 anos, proprietário de um ferro-velho, foi preso. A ação teve como objetivo combater crimes de furto e receptação de materiais no município, configurando a maior apreensão da região.

As investigações duraram cerca de seis meses, motivadas pelo aumento de furtos de cabos. Durante a apuração, foram identificados os suspeitos, os receptadores e os locais de armazenamento do material.

Na operação, os policiais foram a um sítio no distrito de Torreões, onde encontraram parte dos materiais ilícitos. No local, parte do cobre passava por um processo de limpeza, no qual a borracha dos fios era queimada. Três veículos utilizados na operação criminosa também foram apreendidos.

Operação desarticula grupo criminoso

Conforme o delegado Márcio Rocha, um dos responsáveis pela investigação, existe uma associação criminosa envolvida nos furtos. “Identificamos a existência de uma associação criminosa com funções bem definidas, quem furtava e quem receptava. Nosso objetivo não é apenas prender os envolvidos, mas atingir o ponto central dessas organizações, que é o lucro. Ao enfraquecer o ganho financeiro, desarticular a estrutura criminosa.”

Durante a força-tarefa, os policiais constataram que os envolvidos cometeram crimes ambientais. O preso pode responder pelos crimes de receptação qualificada, adulteração de veículo, poluição e emissão de gás tóxico. Ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil e será encaminhado para o sistema prisional. As investigações continuam para identificar outros envolvidos.

Leia também

Leia também

Joubertt Telles é graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, em 2010, e possui curso de Processo de Comunicação e Comunicação Institucional pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha na Itatiaia Juiz de Fora desde 2016, como repórter e apresentação. Prêmio Sindicomércio de Jornalismo 2017, na categoria rádio. Prêmios do Instituto Cultura do Samba como destaque do jornalismo local, em 2016 e 2017. Já atuou na Rádio Globo Juiz de Fora, TVE e Diário Regional, além de ter desempenhado função de assessor parlamentar na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.