UFJF abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas do Programa Boa Vizinhança

Serão sorteadas 35 vagas no módulo I de seis cursos, com início no primeiro semestre de 2026

Programa Boa Vizinhança oferece vagas gratuitas em cursos de idiomas no campus da UFJF emJuiz de Fora

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu inscrições para o sorteio de vagas nos cursos gratuitos de idiomas do Programa Boa Vizinhança.

São ofertados seis cursos presenciais: inglês, espanhol, francês, italiano, libras e língua e cultura grega e latina antigas, com 35 vagas cada um. Há reserva de 25 delas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas públicas, municipais, estaduais ou federais. As aulas serão no campus Juiz de Fora e começam na semana do dia 23 de março e vão até 17 de julho.

Podem participar moradores de Juiz de Fora, maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo e que não tenham vínculo com a UFJF. Os trabalhadores terceirizados da instituição podem se inscrever.

Até 17h de 20 de fevereiro, os candidatos devem enviar: comprovante de residência, documento de identificação com foto, comprovante de escolaridade (histórico escolar ou declaração da instituição de ensino) e, no caso dos terceirizados da UFJF, comprovante de vínculo e função.

Haverá inscrição presencial na sala da Proex, no prédio da Reitoria da UFJF, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Horários e vagas dos módulo I dos cursos

Cada interessado pode se inscrever em até dois idiomas, devendo indicar, obrigatoriamente, a primeira e a segunda opção. Se for sorteado nos dois, deverá optar por apenas um. As aulas serão nos seguintes dias e horários:

  • Libras: segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h
  • Francês: segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h
  • Espanhol: terças e quintas-feiras, das 19h às 21h
  • Inglês: terças e quintas-feiras, das 19h às 21h
  • Italiano: terças e quintas-feiras, das 19h às 21h
  • Língua e Cultura Grega e Latina Antigas: terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.

Todos eles duram três semestres, organizados em módulos I, II e III, com 60 horas-aula cada. O certificado será concedido apenas aos participantes que concluírem e forem aprovados nos três módulos.

O curso de português como Língua de Acolhimento para estrangeiros residentes em Juiz de Fora é regido por edital próprio, o Edital 06/2025.

Cronograma da seleção

  • 24/02/2026 (após 16h): divulgação da primeira lista de inscrições deferidas e indeferidas, no link do Edital 01/2026;
  • 25 e 26/02/2026: prazo para interposição de recursos, via e-mail boavizinhanca.extensao@ufjf.br;
  • 03/03/2026 (após 16h): publicação da lista final de candidatos aptos ao sorteio;
  • 10/03/2026, às 14h: realização do sorteio, com transmissão ao vivo pelo canal da Proex no YouTube;
  • 11/03/2026 (após 16h): divulgação da lista de sorteados;
  • 06/04/2026: convocação da lista de espera, em caso de desistências.

O e-mail boavizinhanca.extensao@ufjf.br é o único meio oficial de comunicação da Proex com os candidatos. Os participantes devem ficar atentos às mensagens para cumprir os prazos estabelecidos.

A presença na primeira aula é obrigatória para garantir o direito à vaga. O módulo I tem término previsto para a semana do dia

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...