Ouvindo...

Mostra marca abertura do Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região

Espaço funcionará no Paço Municipal, no Parque Halfeld

Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região funciona no Paço Municipal

A Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial inaugura nesta segunda (30), às 19h, o Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região.

A cerimônia será no espaço no Paço Municipal, na Av. Rio Branco, 2.234, no Centro, Parque Halfeld para autoridades e convidados. O evento de abertura será a exposição “Estesia”, que convida o público a refletir sobre memórias historicamente silenciadas da população negra na cidade e provocar reflexões sobre os efeitos do racismo estrutural e das heranças da escravidão.

O Centro surge como um marco simbólico e concreto no processo de reparação histórica, representando um compromisso da gestão municipal com o reconhecimento e a valorização da contribuição da população negra na construção e no desenvolvimento de Juiz de Fora. O espaço também está alinhado à proposta da nova museologia, que entende os museus como territórios vivos, voltados à transformação social e à preservação das culturas populares.

Ouça a entrevista da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Giane Elisa Sales de Almeida na matéria de Désia Souza.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.