A Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial inaugura nesta segunda (30), às 19h, o Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região.
A cerimônia será no espaço no Paço Municipal, na Av. Rio Branco, 2.234, no Centro, Parque Halfeld para autoridades e convidados. O evento de abertura será a exposição “Estesia”, que convida o público a refletir sobre memórias historicamente silenciadas da população negra na cidade e provocar reflexões sobre os efeitos do racismo estrutural e das heranças da escravidão.
O Centro surge como um marco simbólico e concreto no processo de reparação histórica, representando um compromisso da gestão municipal com o reconhecimento e a valorização da contribuição da população negra na construção e no desenvolvimento de Juiz de Fora. O espaço também está alinhado à proposta da nova museologia, que entende os museus como territórios vivos, voltados à transformação social e à preservação das culturas populares.
Ouça a entrevista da secretária de Promoção da Igualdade Racial, Giane Elisa Sales de Almeida na matéria de Désia Souza.
Leia também
“Encontro das Pretas” reúne lideranças do movimento negro em Juiz de Fora “A luta por melhorias é a luta de nossas vidas”, a força de Adenilde Petrina no Mulheres Incríveis