Ouvindo...

Cemig abre edital para projetos artísticos e culturais no Carnaval 2026

Inscrições gratuitas podem ser feitas até dezembro.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Governo de Minas Gerais lançaram o edital de chamamento público para a seleção de projetos artísticos e culturais com a temática do carnaval.

As iniciativas que forem aprovadas no “Carnaval da Liberdade Cemig 2026” farão parte das atrações que serão patrocinadas pela Companhia para execução na próxima folia e ao longo do ano. As inscrições gratuitas podem ser feitas até as 23h59 de 7 de dezembro, no site da Cemig.

Podem participar projetos ligados aos blocos de carnaval, às festas de carnaval, às escolas de samba, aos blocos caricatos e outras iniciativas que serão realizadas durante os dias da maior festa popular brasileira ou ao longo do ano.

As atrações culturais devem ser gratuitas e realizadas em municípios mineiros da área de concessão da Companhia. A previsão é de que o resultado seja divulgado em 19 de dezembro.

Ouça a matéria

Critérios para seleção

Para seleção e aprovação das propostas, serão utilizados critérios como:

  • cumprimento dos requisitos;
  • apresentação do custo;
  • adequação e aderência em relação ao tema pré-produção do carnaval da Liberdade;
  • exequibilidade da proposta;
  • relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU);
  • criatividade e inovação;
  • realização de parcerias e articulação da rede;
  • e acessibilidade e inclusão.

A Cemig informou que a companhia decidirá os valores a serem repassados a cada projeto, de acordo com a avaliação e a classificação de cada proposta nas etapas de seleção.

De acordo com a legislação vigente, o atendimento à iniciativa pode ser parcial. O patrocínio previsto neste edital será formalizado após entrega da documentação pelo proponente e conferência pela Cemig.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.