O fim de semana será de competição no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, em Juiz de Fora. Neste sábado (21) e domingo (22), o município recebe pela primeira vez o Campeonato Regional Sudeste de Badminton e Parabadminton.
A abertura oficial do evento está marcada para às 8h de sábado (21), com jogos até às 21h. No domingo (22), as partidas começam às 8h e vão até as 19h, quando serão conhecidos os campeões regionais. Até nove partidas podem ocorrer simultaneamente. A entrada é gratuita.
Participam 211 atletas, distribuídos entre 33 equipes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. No Parabadminton, também estaõ presentes paratletas de Goiás e do Distrito Federal.
As disputas ocorrerão nas categorias simples, duplas e duplas mistas, além de classes específicas no Parabadminton, como WH1 e WH2 (cadeirantes), SL3 e SL4 (deficiência nos membros inferiores), SU5 (deficiência em membro superior) e SH6 (baixa estatura).
Os campeões garantem vaga no Campeonato Brasileiro Top 16, que será em Aracaju (SE). Além dos vencedores regionais, a competição nacional reúne os 11 melhores atletas do ranking brasileiro de cada categoria.
O badminton é considerado o segundo esporte mais praticado no mundo, ficando atrás apenas do futebol, com mais de 220 milhões de praticantes e 153 países filiados à Federação Internacional. A modalidade se destaca pela diversidade, inclusão e pela possibilidade de reunir atletas de diferentes idades, gêneros e condições físicas em uma mesma competição — características que também motivaram a Prefeitura de Juiz de Fora a sediar este grande evento esportivo.
Destaques do evento
Uma família vai competir em Juiz de Fora: Lucas Xia Batouli, de 6 anos, participa da primeira edição do Regional Sudeste na categoria sub-11, em dupla com o irmão, Yinuo Xia. Os pais, Pedro Henrique e Yaying Xia, competem em categorias adultas.
Sebastião Dias de Oliveira, fundador da equipe Miratus de Badminton e pai de Ygor Coelho, atleta olímpico brasileiro presente nas edições do Rio (2016), Tóquio (2021) e Paris (2024), vai trazer 12 atletas para o torneio.
Outro destaque são os integrantes da Associação de Badminton de José Raydan, o Vale do Rio Doce. Adylla Stefany Pereira Coelho, medalhista de ouro no Sul-Americano Juvenil realizado em Santiago, no Chile, está entre os três integrantes da equipe que foram convocados para o Campeonato Panamericano Júnior, no mês que vem na Guatemala.
Joubertt Telles conversou com o organizador, Waltinho Moraes. Ouça a matéria.