Ouvindo...

Câmara Municipal aprova inclusão de cirurgiões-dentistas em plantões do SUS

Projeto de Lei em Juiz de Fora prevê novas regras para atendimentos de urgência

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) a inclusão de cirurgião-dentista, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, nos plantões de sobreaviso do município.

O Projeto de Lei nº 200, apresentado pelo vereador Juraci Scheffer (PT), visa alterar a Lei nº 13.642/18, que já previa regras para os plantões médicos da rede municipal de atendimento.

Com a mudança, caso vire lei, esses dentistas passam a integrar a escala de sobreaviso, podendo ser convocados a qualquer momento para atuar nas unidades de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Juiz de Fora.

De acordo com o projeto, o objetivo é garantir atendimento rápido e especializado em situações críticas, como acidentes de trânsito, agressões ou quedas que resultem em lesões faciais.

Pelo texto aprovado, médicos e cirurgiões-dentistas em sobreaviso terão que responder às demandas em até três horas para os casos urgentes e até 24 horas para os eletivos. Os profissionais recebem gratificação específica, controlada pela Secretaria de Saúde, que também será responsável pelo acompanhamento das escalas e registros de atendimento.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.