Ouvindo...

Funalfa divulga edital para eleição de novos representantes do Concult em JF

Inscrições serão abertas em 29 de setembro

Nova sede da Funalfa em Juiz de Fora

Foi divulgado o edital 01/2025 para a eleição dos novos representantes do Conselho Municipal de Cultura (Concult) em Juiz de Fora. Segundo a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), a eleição prevê a escolha de 12 membros titulares e os respectivos suplentes, representando diferentes áreas culturais, como Artes Cênicas, Artes Urbanas, Artes Visuais, Audiovisual, Carnaval, Cultura Popular, Dança, Etnias, Literatura, Música, Patrimônio Material e Imaterial, e Entidades Privadas.

As inscrições devem ser feitas de 29 de setembro a 2 de outubro, por meio da plataforma Prefeitura Ágil. Podem se candidatar pessoas físicas maiores de 18 anos, com atuação comprovada no setor artístico-cultural e inscrição atualizada no CAD Cultural.

Os candidatos devem anexar currículo e documentos que comprovem sua atuação. No caso de entidades privadas, também é necessário apresentar ata de posse da diretoria, estatuto registrado em cartório e declaração da entidade indicando o representante.

Período de eleição

A eleição será realizada de forma on-line, pela Prefeitura Ágil, de 23 a 30 de outubro. Além disso, haverá votação presencial no dia 29 de outubro, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), das 13h às 19h. Podem votar todos os maiores de 18 anos cadastrados no CAD Cultural, em apenas uma área artístico-cultural ou entidade. O candidato também pode exercer o direito de voto. O resultado será divulgado até 1º de novembro.

Atribuições do Concult

O Conselho Municipal de Cultura é um órgão colegiado responsável por propor e fiscalizar políticas públicas de cultura, incentivar pesquisas, eventos e atividades culturais, colaborar na formulação das diretrizes da política cultural municipal, articular ações entre organismos públicos e privados, emitir pareceres técnico-culturais, cooperar na defesa e conservação do patrimônio cultural da cidade, promover a Conferência Municipal de Cultura a cada dois anos e propor instrumentos que assegurem a cidadania cultural e o acesso da população às produções artísticas.

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.