Ouvindo...

Decreto regulamenta editais do Programa Cultural Murilo Mendes em JF

Comissão contará com especialistas e representantes da sociedade civil

Foi publicado o decreto que regulamenta as condições gerais dos editais do Programa Cultural Murilo Mendes e institui a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (Comic) para o triênio 2025–2028. O novo regulamento já está em vigor em Juiz de Fora.

Conforme a Prefeitura, a Comic será responsável por selecionar os projetos culturais que receberão recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic).

O colegiado terá cinco membros titulares e quatro suplentes, como o diretor-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), que presidirá a comissão; dois representantes da Funalfa, indicados pela direção da Fundação; e dois especialistas da sociedade civil, escolhidos por meio de eleição no Conselho Municipal de Cultura (Concult). O mandato dos integrantes será de três anos, com nomeação pela portaria da Funalfa.

Além da criação da comissão, o decreto define as diretrizes para os editais do Programa Cultural Murilo Mendes. Cada um deverá informar o montante de recursos, os prazos e os critérios de seleção. O texto também prevê mecanismos de ações afirmativas e reparatórias, como cotas, bônus de pontuação e editais específicos para determinados territórios, povos e comunidades.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.