JF Vôlei tenta se reconstruir para sair da ‘maré ruim’ na Superliga Masculina

Equipe perdeu seis partidas, cinco em sequência, e está na lanterna. ‘Vamos reconstruir a confiança ponto a ponto, com disciplina e muita energia’, escreveu André Silva à Itatiaia

JF Vôlei se prepara no Ginásio da Faefid para enfrentar Sesi Bauru fora de casa no fim de semana

Ninguém esperava um retorno fácil do JF Vôlei à Superliga Masculina. No entanto, a equipe engrenou em uma sequência desfavorável de cinco derrotas seguidas, jogando fora ou em casa. Algumas delas contra adversários diretos na tabela pela permanência na elite do vôlei masculino. Para agravar, tem dois jogos a mais que o Minas, a primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

O time está no 12º lugar, na lanterna do torneio, com dois pontos, obtidos na única vitória, por 3 sets a 2 contra o Monte Carmelo, no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos. Em sete jogos, venceu cinco sets e perdeu 20.; sofreu 616 pontos e marcou 519.

Das seis derrotas, quatro foram por 3 sets a 0 contra São José, em casa e como visitante contra Guarulhos, Joinville e Praia Clube, em jogo adiantado da 11ª rodada do turno. Nas outras duas, o time juiz-forano venceu um set contra Cruzeiro, na estreia e outro contra o Goiás, atuando nos ginásios adversários.

A Itatiaia quis entender como o grupo está enfrentando os percalços para se recuperar na competição nacional. Em respostas enviadas por escrito, o técnico André Silva falou sobre o peso do desfalque do oposto Wesleen, que ficou afastado por contusão. Também indicou que o grupo está desenvolvendo a personalidade e reconstruindo confiança; e também que estão tratando de forma objetiva o nervosismo durante os jogos.

Reiterou que não falta entrega para superar esta fase dura e que o grupo conta com o apoio do torcedor para escrever novos e melhores capítulos no retorno à Superliga, já neste fom de semana contra o Sesi Bauru, fora de casa.

‘Deixa que eu deixo’ e outros erros primários

Na partida de sábado (22), contra o vice-lanterna Joinville, o JF Vôlei entrou em quadra com o peso de seis sets perdidos em sequência. Na hora que estava perto de fechar a segunda parcial, houve falhas básicas como a bola cair porque ninguém levantou e até posicionamento errado. André Silva confirmou que isso se tornou um dos pontos de trabalho nesta semana

“Os erros realmente refletiram um momento de nervosismo e isso acabou pesando. Mas estamos tratando desse ponto de forma objetiva. Já estruturamos treinos com pressão real, com situações de limite, justamente para que a equipe aprenda a controlar e melhorar a comunicação e tomar decisões mais claras. É um grupo de muita qualidade, mas precisa confiar um pouco mais no que já sabe fazer”.

Conta com apoio do torcedor na reconstrução

Nos primeiros sets contra o Guarulhos, o São José e o Joinville, o side-out do JF Vôlei foi um problema. O técnico garante que os ajustes estão em andamento para o time demonstrar nas partidas tudo que foi feito na preparação ao longo da semana.

“A intensidade aparece nos treinos, mas, durante o jogo, precisamos demonstrar mais personalidade. Tivemos algumas desatenções em momentos cruciais, e isso acabou mudando o rumo do set. Vamos ajustar e entrar com atitude desde o primeiro ponto. A equipe sabe jogar, agora precisamos transformar isso em execução dentro de quadra, com mais coragem”.

Poder não contar com alguns jogadores, como o oposto Wesleen, também forçou o grupo a buscar novos caminhos, que ainda não trouxeram o resultado esperado.

“Também passamos por uma fase sem poder contar com nosso principal atacante isso também nos deixou em uma situação complicada nos jogos e outro atleta sem poder jogar, e acabamos ter que optar por improviso, mas estamos aos pouco a pouco nos ajustando”, escreveu.

Enquanto os jogadores repetem à exaustão a execução de passes, saques, levantamentos e ataques, além do foco no confronto JF Vôlei contra o Sesi Bauru; a reconstrução da confiança e da mentalidade também estão em andamento. E o técnico André Silva pede que os torcedores estejam ao lado do time neste processo para mudar a história do grupo no torneio.

“Não estamos onde gostaríamos de estar, mas é uma fase dura em que não falta trabalho, entrega e vontade desse grupo. Vamos reconstruir a confiança ponto a ponto, com disciplina e muita energia. Pedimos um pouco de paciência ao nosso torcedor e ao mesmo pedimos seu apoio para continuar incentivando nossa equipe para buscar resultados e assim seguir na competição”, finalizou.

Confrontos 1º turno

Confira os jogos do JF Vôlei no primeiro turno da Superliga A:

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web na Itatiaia Juiz de Fora desde 2023. Tricampeã na categoria Web/Mídias Digitais no Prêmio Oddone Turolla de Jornalismo, do Sindicomércio JF.

Ouvindo...