Ouvindo...

Ensino municipal de JF contará com psicólogo e assistente social, diz MPMG

O outro lado: Prefeitura de Juiz de Fora informou, por meio de nota, que foi ampliada a contratação desses profissionais

Após atuação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Secretaria de Educação de Juiz de Fora providenciou a contratação de assistente social e psicólogo para atendimento na rede pública de educação básica.

A Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora que informou, por meio de nota, que foi ampliada a contratação desses profissionais para fortalecer as atuações nas demandas oriundas das escolas.

Aplicação de lei federal, destaca MPMG

A ação foi feita em razão da Lei Federal, que determina que as escolas públicas devem contar com equipes multiprofissionais formadas por psicólogos e assistentes sociais para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação.

A implementação dos serviços de psicologia e assistente social se deve à atuação da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação do município, através de Inquérito Civil instaurado para apurar a ausência da política pública no município.

Segundo a promotora de Justiça Samyra Ribeiro Namen, o resultado foi conseguido após negociação, por meio das Secretarias de Educação e de Recursos Humanos, que, entendendo a importância da disponibilização do serviço para a qualidade da educação do município, providenciou a contratação dos profissionais.

Confira a íntegra da nota

A Secretaria de Educação compromete-se com a educação pública de qualidade e reconhece a contribuição dos profissionais do Serviço Social e da Psicologia para o cotidiano escolar.

Em conformidade com a legislação vigente, na educação, os serviços de Psicologia e Serviço Social integram equipes multiprofissionais voltadas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, à mediação das relações sociais e institucionais e à participação da comunidade escolar.

Nesse contexto, ampliamos a contratação desses profissionais para fortalecer suas atuações nas demandas oriundas de nossas escolas.

* Escrita por Mayara Fernandes sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.