A maratona dos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina neste domingo (16), com segunda parte da prova. Os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões para cada área do conhecimento.
Os candidatos devem estar atentos aos horários. Os portões abrem 12h30 e fecham a 13h, sem tolerância para atrasos. As provas começam 13h30. Os candidatos terão cinco horas para responder às questões até 18h30.
Na sequência da conversa com professores da Rede Apogeu de Ensino, eles reforçaram à Itatiaia o perfil do exame que não incentiva decorar. A cobrança envolve questões do dia a dia e a vantagem vai ficar com quem souber relacionar os conceitos e a forma prática deles.
Matemática
“Matemática no Enem é sobre entender, aplicar e resolver com lógica”. A frase do professor Pedro Caruso indica como o candidato deve encarar o exame deste fim de semana. Além disso, ele sugere ler a prova com calma porque a compreensão do enunciado ajuda na resolução da questão. Ouça.
Ciências da Natureza
Keila Ferreira, coordenadora de ciências da natureza, destaca que a Prova de Ciências da Natureza quer saber se o candidato entende como a ciência explica o mundo real. “Mais que decorar, é preciso interpretar, pensar e conectar a teoria com prática - essa é a essência da prova, entender o por quê das coisas”, afirmou. Ouça.
Exame como forma de acesso ao ensino superior
Na Zona da Mata e no Campo das Vertentes, a nota do Enem, via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é critério total ou parcial de seleção para as Universidades Federais de São João del-Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV); e para vagas nos cursos oferecidos nos campi do Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG). Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o ingresso de 50% das vagas previstas para cursos de graduação é feita a partir das notas do Enem via Sisu.
Além disso, também é usado para conseguir bolsa em uma instituição privada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e ou financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Leia também
Psicóloga escolar orienta como se preparar na reta final para o Enem 2025 Enem 2025: provas serão aplicadas em municípios da Zona da Mata e Vertentes Enem 2025: professores indicam cobrança por pensamento crítico dos candidatos