Os resultados da Operação Assistida com o
O micro-ônibus percorreu 2.974 quilômetros, consumindo 1.159,48 m³ de gás natural. Segundo o Executivo Municipal, desempenho equivalente ao dos veículos a diesel, com vantagem em eficiência energética e redução de custo operacional após estabilização dos procedimentos de abastecimento.
“Essa ação foi muito importante, porque Juiz de Fora testou na prática como um micro-ônibus movido a gás natural rodaria nas linhas da cidade de várias formas. Com descida, subida, trânsito pesado em longas distâncias”, avaliou a secretaria de Meio Ambiente, Aline Junqueira.
‘Operação Assistida’
Entre 25 de julho e 23 de agosto de 2025, o veículo circulou em quatro linhas do transporte público — 640 (Rodoviária/Rio Branco), 535 (Universidade/UFJF), 118 (Parque Independência/Cidade Nova/Vale Verde) e 740 (Humaitá) — operando em diferentes perfis de relevo e condições reais de tráfego, o que permitiu avaliação técnica em cenários diversos de uso.
Os resultados foram consolidados no relatório técnico elaborado pela Gasmig, acompanhado e validado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do convênio Ótima Energia, sob acompanhamento do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos e Novas Energias (GT Novas Energias).
A Operação Assistida foi realizada no âmbito da cooperação com o Projeto Frota Verde, da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), com participação da Volare (Marcopolo) e Agrale. Ouça a matéria.
*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira