‘Respeite os limites do corpo’, diz especialista sobre período de festas e férias

Professor de Saúde do Senac em Barbacena, Rafael Pimentel, fala à Itatiaia sobre dicas de saúde e segurança

Hidratação a importância de tomar ao menos quatro copos de água por dia

O período festivo da virada do ano é marcado pelas férias escolares, confraternizações. E para aproveitar bem o momento sem perigo, os cuidados com a saúde são essenciais.

Crianças, idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, asma e problemas cardíacos, bem como quem faz uso contínuo de medicamentos, estão entre os grupos mais vulneráveis.

Os acidentes mais comuns nesta época são quedas, cortes, queimaduras, intoxicações alimentares, desidratação, insolação, acidentes de trânsito, afogamentos e crises relacionadas à pressão alta, glicemia ou coração.

“Tenha um kit básico de primeiros socorros e siga cuidados simples, hidrate-se, evite excesso de álcool e respeite os limites do seu corpo”, destacou o professor de Saúde do Senac em Barbacena, Rafael Pimentel.

Ouça a matéria.

Orientações para saúde e segurança

Conforme orienta Rafael Pimentel, em caso de quedas o ideal é imobilizar a região dolorida e aplicar gelo envolto em pano por 20 minutos, e se houver fratura não se deve tentar colocar o membro no lugar. Para cortes a recomendação é lavar com água coerente e comprimir. Jamais usar café ou água.

Com queimaduras, o profissional também orienta lavar com água corrente e não aplicar manteiga ou creme dental na região. Para casos de Insolação e intoxicação, procure hidratar e em caso de febre busque atendimento médico.

Afogamentos e acidentes de transito exigem atendimento profissional imediato. Em caso de emergência ligue para 192 para o Samu, 193 para os Bombeiros e 190 para Polícia Militar.

*Escrita por Michel Santos sob supervisão de Roberta Oliveira

Leia também

Ouvindo...