Ouvindo...

Dia D de Vacinação contra a dengue será neste sábado (16) em Juiz de Fora

Além das UBSs, doses estarão disponíveis no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente, no Centro

O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA) está entre os pontos de atendimento no Dia D de vacinação contra a dengue neste sábado (16) em Juiz de Fora.

Quem morar ou estiver na região central, pode procurar o Departamento na Rua São Sebastião, nº 772/776, no Centro. A imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e a orientação às famílias serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 12h.

Segundo a Secretaria de Saúde, a adição do local permite ampliar o acesso e facilitar o deslocamento das famílias, especialmente aquelas que circulam ou residem na região central de Juiz de Fora.

O objetivo é ampliar a imunização das crianças e adolescentes que são o público-alvo. Em especial, como disse à Itatiaia a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Amanda Hungria, a aplicação da dose de reforço.

“Até o momento, já foram aplicadas 15 mil doses. No entanto, a adesão à segunda dose ainda é baixa e, sem ela, o esquema vacinal fica incompleto. Reforçamos o convite para que a população se vacine, tanto aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose quanto os que já receberam a primeira, lembrando que, se já estiver no prazo, é essencial tomar a segunda.”

Em relação a dengue e o Aedes aegypti, fomos às ruas para saber o que a população tem feito para evitar a proliferação do mosquito. Confira a matéria de Joubertt Telles:

Orientações para vacinação

A Secretaria de Saúde reforça duas orientações. A primeira é que, quem teve dengue recentemente, deve aguardar ao menos seis meses após o fim dos sintomas antes de iniciar a vacinação. E se a criança ou adolescente contraiu dengue no intervalo entre as duas doses da vacina, deve receber a segunda dose respeitando o intervalo mínimo de 30 dias a partir do início dos sintomas.

Dados do Painel de Vigilância das Arboviroses

Segundo os dados atualizados nesta segunda (11) do Painel de Vigilância das Arboviroses, Juiz de Fora registrou três mortes pela doença: nenhuma de criança e adolescente. As vítimas foram um idoso de 69 anos, uma jovem entre 20 e 29 anos e uma idosa de 90 anos. Acidade tem 1.406 casos confirmados e 3.843 prováveis. Já para a Chikungunya foram registrados 126 casos confirmados e 145, prováveis. E não houve registro de zika.

Vacina Qdenga

A Qdenga é um imunizante tetravalente desenvolvido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, o micro-organismo foi enfraquecido para não causar a doença, mas capaz de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos. Esse tipo de tecnologia proporciona uma resposta de defesa mais próxima da que ocorre em infecções naturais, garantindo ampla proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Leia também

Leia também

Mayara Fernandes é natural de Juiz de Fora, graduanda em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Gosta de ver filmes e ler livros. Estágiaria Web e Design Gráfico em Juiz de Fora desde abril de 2024.
Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.