Ouvindo...

Juiz de Fora realiza Dia D de vacinação contra a dengue

Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas no próximo sábado (16)

SP vai receber vacinas contra a dengue tão logo existam doses disponíveis, diz Ministério da Saúde | CNN Brasil

Pais, mães e responsáveis: no próximo sábado (16), as equipes da Secretaria de Saúde estarão mobilizadas para o Dia D de vacinação contra a dengue em Juiz de Fora.

A imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e a orientação às famílias serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 12h.

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da segunda dose, que deve ser aplicada três meses após a primeira. O recebimento da segunda dose é essencial para garantir a proteção completa contra o vírus e reduzir o risco de complicações da doença.

Os responsáveis devem apresentar o cartão de vacinação da criança ou adolescente, além de um documento de identificação oficial, como carteira de identidade ou certidão de nascimento.

A Secretaria de Saúde reforça duas orientações. A primeira é que, quem teve dengue recentemente, deve aguardar ao menos seis meses após o fim dos sintomas antes de iniciar a vacinação. E se a criança ou adolescente contraiu dengue no intervalo entre as duas doses da vacina, deve receber a segunda dose respeitando o intervalo mínimo de 30 dias a partir do início dos sintomas.

Segundo os dados atualizados nesta segunda (11) do Painel de Vigilância das Arboviroses, Juiz de Fora registrou três mortes pela doença: nenhuma de criança e adolescente. As vítimas foram um idoso de 69 anos, uma jovem entre 20 e 29 anos e uma idosa de 90 anos. Acidade tem 1.406 casos confirmados e 3.843 prováveis. Já para a Chikungunya foram registrados 126 casos confirmados e 145, prováveis. E não houve registro de zika.

Vacina Qdenga

A Qdenga é um imunizante tetravalente desenvolvido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, o micro-organismo foi enfraquecido para não causar a doença, mas capaz de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos. Esse tipo de tecnologia proporciona uma resposta de defesa mais próxima da que ocorre em infecções naturais, garantindo ampla proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.

Leia também

Leia também

Natural de Juiz de Fora, jornalista com graduação e mestrado pela Faculdade de Comunicação da UFJF. Experiência anterior em Rádio, TV e Internet. Gosta de esporte, filmes e livros. Editora Web em Juiz de Fora desde 2023.